História

Anos de História
0

Nossa História

Em 1917 uma amazonense decidiu vir ao Recife para estudar a Bíblia. Foi grande a sua surpresa ao constatar que as escolas existentes, Colégio Americano Batista e STBNB, não aceitavam mulheres como alunas. Ela porém estava determinada a obedecer a voz de Deus e a não sair daqui até que tivesse recebido o preparo adequado para exercer sua atividade de professora da Bíblia junto às suas crianças no Amazonas

O casal Taylor hospedou Josefa Silva em sua casa, organizando a primeira escola feminina do Brasil para estudo da Bíblia. A princípio recebeu o nome de Escola da Bíblia, formando duas alunas, em 1918, Josefa Silva e Anísia Duclerc. Os anos foram passando e uma simples escola, que começou com duas alunas, e em 1920 mudou de prédio e de nome para Trainning Scool, já contava com um número expressivo de alunas.

Em 1922 passou a se chamar Escola de Trabalhadoras Cristãs, e funcionava em uma área bem maior, abrigando e formando cada vez mais alunas de todo o Brasil. Em 1958, formou-se a 1ª aluna com o grau de Bel. em Educação Religiosa, Marialva Gonçalves razão porque a Escola recebeu o nome de Seminário de Educadoras Cristãs, continuando com o firme propósito de preparar mulheres vocacionadas.

Em 1994 passou a chamar-se Seminário de Educação Cristã, e desde então o SEC recebe alunos nos mais diversos cursos oferecidos ampliando assim a visão de preparo também para obreiros vocacionados.

Com o passar dos anos o currículo foi sendo aperfeiçoado enriquecido cada vez mais, dando lugar às habilitações.

A ênfase no Ministério Social Cristão aconteceu com a chegada da missionária Edith Vaughn, a qual fundou a Casa da Amizade, em 1954 que atua em favor da comunidade sendo também um local para treinamento das alunas que se têm dedicado ao Ministério Social Cristão.

A Casa da Amizade desenvolve atividades com as mães, escola para crianças, área de saúde e cultura espiritual entre outras. O ensino da música com vistas à formação do educador sempre esteve presente no currículo do SEC. As alunas do Bacharelado em Educação Religiosa cursavam piano, canto e regência.

Foram organizados o Coro do SEC e o conjunto de sinos, com a chegada dos primeiros sinos no Brasil. O SEC tem sido uma instituição missionária desde a sua fundação. Nossos filhos e filhas são educados com a visão missionária. Temos a alegria de ter enviado aos campos missionários vários alunos, em convênio com as juntas missionárias da CBB, CBPE e de outros Estados brasileiros. Em 1996 foi organizado no SEC o primeiro Centro de Missões entre os Batistas Brasileiros, o CETEMI – Centro de Estudos Transculturais e Missão que existe para promover a inspiração e a conscientização missionária e ajudar na reflexão missiológica sobre a tarefa da igreja de Cristo no mundo.

O CETEMI promove vigília, palestras e treinamento para promotores de missões em parceria com a CEVAM, JMM e JMN. Também tem servido de espaço para preparo e treinamento dos missionários da JMN. Por onde andam nossos ex-alunos? Espalhando o Reino de Deus e reafirmando o ministério educacional do SEC, nos municípios da Região Norte, Sul, Sudeste, Centro Oeste e Nordeste do Brasil e ao redor do mundo.

São Ministros de Educação Cristã, Ação Social e Música das igrejas, secretárias, missionárias, professores de colégios e universidades. São dirigentes de centros sociais, de creches ou estão liderando os Centros Missionários de nosso país. São missionários da JMN, JMM e JM Estaduais.

Muitos em países estrangeiros pregando o evangelho a toda a criatura, enquanto outros estão aqui segurando as cordas, promovendo missões, formando sempre novas gerações de obreiros… Tudo isso graças a ousadia da aluna Josefa Silva e do empenho de funcionários, professores e reitoras que contribuíram e continuam contribuindo para o desenvolvimento de vidas para a obra do Senhor.

Galeria das Ex-Diretoras

Fotos Históricas

Scroll to top
Precisa de Ajuda?